ZIOVARA

Cuidados com as peças

Se você quer ter peças duráveis, com estampas brilhantes e tecidos impecáveis existem alguns cuidados básicos que você deve ter. 

Leia nosso guia abaixo e descubra de uma vez por todas como lavar suas roupas para não perder a beleza original das peças.

O primeiro passo para fazer com que suas roupas durem mais começa na lavanderia, na separação das peças.

Quando for lavar qualquer roupa, antes de colocar na máquina é necessário dividir as peças por cores: claras, escuras e coloridas devem ser lavadas separadamente.

Para preservar ainda mais as cores e sua qualidade outra triagem é necessária: por tipo de tecido. Outro ponto muito importante de como lavar roupas, mas que poucos se atentam, é seguir as recomendações de lavagem presentes nas etiquetas. 

 

CUIDADOS ESPECIAIS:

- Procure não deixar as peças de molho ao sol para não desbotarem. Não utilize água quente, o ideal é selecionar a opção de água fria da máquina.

- Use sempre a dosagem de sabão recomendada no verso do produto para garantir uma boa performance de limpeza e remoção de manchas. 

- Cuidado com o amaciante em excesso, que pode manchar ou desbotar sua estampa: “Por ser uma gordura a combinação com a própria fibra. Ela absorve e se torna um óleo, uma graxa”

- Uma dica importante é virar as peças do avesso quando for colocá-las no varal e já pendurá-las no cabide para secar.

- Na hora de passar, utilize um tecido fino em algodão em cima da roupa, para minimizar o aspecto brilhoso que o ferro deixa nas peças.

 

ROUPAS ESCURAS, CUIDADOS EXTRAS: As roupas de cor escura não suportam temperaturas muito altas, então se certifique de cumprir as instruções de cuidado, lavagem e secagem indicadas pelo fabricante da peça.

- Como lavar roupa escura é algo que colabora para o desbotamento das peças pouco a pouco, o que é um processo natural delas, deixe-as sempre ao avesso durante o processo de lavagem para impedir que isso ocorra.

- Como o calor prejudica a manutenção da tonalidade e intensidade da cor, sempre seque suas roupas pretas à sombra, evitando estendê-las ao sol ou utilizar a máquina de secar.